Por Danielle Lodetti
O número de crianças autistas vem aumentando a cada ano, e muitas pessoas e profissionais da área da saúde fazem o seguinte questionamento: o que está acontecendo? As últimas pesquisas trazem alguns dos fatores de risco, e a nutrição está profundamente envolvida em manter o organismo materno saudável para ajudar a minimizar os riscos.
A gestação é um momento sagrado, em que todos os cuidados com a mãe são necessários e fundamentais. Neste período, tudo o que ocorre com a saúde da mãe pode influenciar na saúde do bebê ao longo de toda a vida. O bebê tem seu código genético, seu DNA, mas a forma com que esse DNA ¨funciona¨ pode mudar de acordo com a saúde da mamãe durante a gestação.
Atualmente, algumas pesquisas já mostram que diabetes gestacional e obesidade durante a gestação são fatores de risco e aumentam a chance de autismo na criança. Por isso, é fundamental monitorar e controlar o ganho de peso durante a gestação. Além disso, a gestação, devido a alterações hormonais, pode estar associada ao Diabetes Gestacional. Por isso, se a mamãe ganha peso demais ou tem uma alimentação desequilibrada, os aumentos de glicose no sangue podem ser mais um fator de risco para vários problemas com o bebê, incluindo o autismo.
Outro fator de risco é exposição a produtos químicos como: agrotóxicos, poluição, metais pesados, pesticidas. Essas substâncias também podem alterar a forma com que o DNA do bebê se expressa, além de fazer mal à saúde da mãe. Por isso, escolher orgânicos, evitar exposição à poluição e ter uma vida o mais natural possível são fundamentais. Evitar produtos industrializados e comer “comida de verdade” são passos fundamentais.
As infecções ao longo da gestação também são um risco: viroses e infeções bacterianas agridem o organismo da mãe de tal forma que podem causar alterações na placenta. Por isso, a alimentação deve ser bastante balanceada para manter o sistema imune da mãe eficiente e reduzindo o risco de infecções. Além disso, escolher alimentos seguros, evitar comer em locais aonde a higiene é duvidosa e saber como higienizar os alimentos em casa são atitudes extremamente importantes.
Quando falamos de saúde, não podemos excluir em nenhum momento a nutrição. Os alimentos são nossa grande fonte de saúde. Durante a gestação, os cuidados são ainda maiores, mas esses cuidados devem permanecer ao longo de toda a vida.