O primeiro semestre do ano está chegando ao fim. Se as promessas de uma vida mais saudável começam a ficar no passado, é hora de agir. Que tal mudar o foco e pensar no futuro? Alguns hábitos de nutrição fáceis de introduzir no dia a dia podem facilitar os cuidados com a saúde.
1 – Aposte nos vegetais
Os vegetais são alimentos de baixa caloria e alto volume. Isto significa que você pode comer um monte de legumes sem consumir uma grande quantidade de calorias indesejadas. E ainda se sentir mais satisfeito, pois eles ocupam muito espaço em seu estômago. Ao comer vegetais, evite adicionar molhos e azeite, já que eles aumentam as calorias totais da sua refeição. Se possível, opte por legumes frescos ou cozidos no vapor.
2 – Não pule o café da manhã
O café da manhã diário é necessário para nutrir o organismo. É o momento em que o corpo está ávido por nutrientes, já que passou 7 ou 8 horas em jejum, durante o sono. O organismo precisa de energia para começar o dia, além de vitaminas e sais minerais. Se uma pessoa comer fruta no café da manhã, seus nutrientes serão mais bem aproveitados do que antes de dormir. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem a primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome também virá com mais intensidade ao longo da tarde.
3 – Uma taça de vinho, pode. Exagerar no álcool, não.
O álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado, além de trazer problemas de concentração, aumentar a frequência dos batimentos cardíacos e irritar a mucosa do estômago, podendo causar gastrite e úlcera. Por outro lado, o vinho pode fazer bem para a saúde. Além de evitar infartos e derrames cerebrais, o consumo de 250 ml de vinho tinto, todas as noites, reduz os níveis do hormônio estrogênio, que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.
4 – Aumente a ingestão de proteína magra
Se você se sente constantemente com fome, tente adicionar um pouco mais de proteína nas suas refeições. Ao invés de apostar em um prato só com salada no jantar, acrescente uma porção de proteína magra no topo. Ela pode te ajudar a se sentir mais saciada. Além disso, tente comer a porção de proteínas de suas refeições antes dos complementos, que geralmente possuem teor mais elevado de carboidratos e gorduras.
5 – Faça boas escolhas no supermercado
A aveia contém vitaminas do complexo B e fibras, que evitam picos de insulina; o azeite extravirgem é rico em vitaminas D e E, além de gorduras boas para o coração; o iogurte contém cálcio para ossos fortes e probióticos, que atuam na regularização da função intestinal; o salmão é rico em proteínas e ômega-3, que protege o coração; o chá verde é rico em polifenois, que estimulam o metabolismo, previnem cáries nos dentes e obesidade; vegetais crucíferos, como brócolis, nabo e couve-flor que, além de fibras, contém I3 carbinol, um fotoquímico que mantém células cancerosas à distância; e polpas Pomar da Polpa, que são muito mais sabor e saúde para você.