Emagrecer e definir o corpo, controlar o stress e ansiedade, fortalecer o coração, melhorar o sono, prevenir doenças, injetar disposição no dia a dia, conhecer gente nova… Motivo é o que não falta para começar a correr. Antes de colocar o pé na rua (ou na esteira), fique de olho em algumas dicas para correr mais, melhor e com segurança.
Escolha o tênis certo: conforto, amortecimento e estabilidade contam, mas o seu peso, o terreno e a quilometragem percorrida também precisam pesar na hora de comprar seu modelo para correr. Caso contrário, seu desempenho e seu corpo podem sofrer, já que o tênis errado, combinado ao impacto do esporte, pode causar lesões.
Acerte na roupa: explore a tecnologia empregada nos itens esportivos e opte por shorts, tops, leggings – mulheres – calção e regatas – homens – e meias próprios para correr. O ideal é que sejam leves, fabricados com tecidos que facilite a evaporação do suor e não tenham muitos pontos de atrito (como costuras e zíperes), que podem acabar machucando durante o movimento.
Aqueça o corpo: fazer 10 minutos de um alongamento dinâmico – por exemplo: corrida no lugar, rotações de braços e quadris, polichinelos e burpees – antes de sair correndo vai ajudar a preparar os músculos e articulações para encarar o esforço que vem pela frente. E, quanto mais frio estiver, maior a necessidade desse aquecimento.